Tudo sobre Itamarandiba / MG

Itamarandiba, MG - História, referências geográficas ...

O que tem de bom em Itamarandiba?

5 melhores pontos turísticos em Itamarandiba – MG

  • Rodoviária de Itamarandiba.
  • Parque Estadual da Serra Negra.
  • Paróquia de São João Batista.
  • Clube Sociedade Recreativa de Itamarandiba.
  • Praça Nossa Senhora da Penha.

Veja tudo de bom em Itamarandiba Minas Gerais ...

O que têm em Itamarandiba?

O município de Itamarandiba possui cobertura vegetal de dois grandes biomas brasileiros, a Mata Atlântica e o cerrado. Nos domínios da Serra do Espinhaço – Reserva da Biosfera/UNESCO, é possível encontrar matas de galeria, campos rupestres, extensas áreas de Cerrado e fragmentos da Mata Atlântica.

Quanto tempo gasta de Itamarandiba a Montes Claros?

Sim, a distância aproximada de Montes Claros para Itamarandiba é 249 km. E demora aproximadamente 3h 35m de Montes Claros para Itamarandiba de carro.

Quantos km de Itamarandiba a Bahia?

Sim, a distância aproximada de Bahia para Itamarandiba é 1056 km. E demora aproximadamente 14h 9m de Bahia para Itamarandiba de carro.

Onde está situado o município de Itamarandiba em relação ao estado e país?

Itamarandiba é um dos 853 municípios do estado de Minas Gerais, na região Sudeste do país. O município possui 32.948 habitantes. Sua área é de 2.735,57 km² e a densidade populacional é de 12,04 hab/km², enquanto o estado tem, em média, 35,02 hab/km². O município está inserido no biomas Cerrado e Mata Atlântica.

Qual a distância de Belo Horizonte a cidade de Itamarandiba?

Sim, a distância aproximada de Belo Horizonte para Itamarandiba é 412 km. E demora aproximadamente 6h 27m de Belo Horizonte para Itamarandiba de carro.

Qual é a história de Itamarandiba?

Itamarandiba surgiu em decorrência da exploração do ouro e pedras preciosas. Em 1675, a bandeira de Fernão Dias Pais Lemes, formada por portugueses, baianos e paulistas, a procura de esmeraldas, por aqui passou, surgindo então um pequeno povoado que foi denominado de São João Batista.

Conheça Minas: Itamarandiba

Qual é a origem do município de Itamarandiba?

A origem do município remonta ao século XVII, com a empresa do bandeirante Fernão Dias, o Governador das Esmeraldas que na região aportou ainda no século XVII, no processo de expansão da América Portuguesa.

Quantos anos tem a cidade de Itamarandiba?

Município do Brasil

História

Fundação24 de junho de 1675 (349 anos)
Emancipação24 de setembro de 1862 (161 anos)

Qual significado do nome Itamarandiba?

Localizada no Vale do Jequitinhonha, a cidade de Itamarandiba surgiu no séc XVIII, graças à exploração de ouro e de pedras preciosas. Seu nome, de origem indígena, significa “pedras pequenas que se movem juntamente com as outras” – em razão dos seixos que rolavam no leito do rio.

Como o povoado de Itamarandiba se iniciou?

Itamarandiba surgiu em decorrência da exploração do ouro e pedras preciosas. Em 1675, a bandeira de Fernão Dias Pais Lemes, formada por portugueses, baianos e paulistas, a procura de esmeraldas, por aqui passou, surgindo então um pequeno povoado que foi denominado de São João Batista.

O que significa Itamarandiba em tupi?

ITAMARANDIBA – De origem tupi, itá (pedra) – marã (desordenada) – tyba (sufixo quantitativo), lugar de muitas pedras desordenadas.

Quais são as principais festas tradicionais de Itamarandiba?

A primeira localidade do Vale do Jequitinhonha, Itamarandiba possui 336 anos e historiografia peculiar, apresentando um rico calendário de manifestações culturais como a Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, encenações da Semana Santa, Corpus Christi, entre outras de valor histórico e religioso.

Primeiro dia do 37° FESTIVALE em Itamarandiba

Quais são as festas tradicionais da região?

  • Região Norte. Festival de Parintins. …
  • Região Nordeste. Bumba meu Boi. …
  • Região Sul. Semana Farroupilha. …
  • Região Sudeste. Carnaval. …
  • Região Centro-Oeste. Cavalhada.

Quais são as principais festas e celebrações populares em Minas Gerais?

  • Por que participar das festas populares de Minas Gerais ?Festa do Biscoito. …
  • Festa da Uva. …
  • Festival de Quadrilhas do Jequitinhonha. …
  • Festa do Arraial. …
  • Carnaval.

Qual foi o primeiro nome da cidade de Itamarandiba?

O distrito foi criado pela Lei provincial nº 184, de 3 de abril de 1840; e o Município, com a denominação de São João Batista e território desmembrado do de Minas Novas, pela Lei provincial nº 1 136, de 24 de setembro de 1862, ocorrendo a instalação a 29 de março de 1865.

Quais são as 3 festas populares?

As festas juninas, a Congada e o Bumba meu Boi são algumas das genuínas expressões da cultura brasileira. E não são só os estrangeiros que aproveitam para festejar. Por isso, venha descobrir mais sobre nossos eventos mais tradicionais e se programe para curtir um pouquinho em cada canto do país.

Quais são as festas populares de Pernambuco?

Maracatu, caboclinhos, coco-de-roda, ciranda, samba, afoxé e o frevo este último reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, segundo a Unesco, são alguns dos ritmos que animam os foliões em todas as RPA’s da cidade, com especial destaque ao Bairro de Recife.

Quais as cidades vizinhas de Itamarandiba?

O município se estende por 348,5 km², com 9.024 habitantes, conforme o último censo. A densidade demográfica é de 25,9 habitantes por km². Tem como vizinhos os municípios de Frei Lagonegro, São José do Jacuri e Rio Vermelho.

CONHEÇA MINAS / ITAMARANDIBA MG, TERRA DE GENTE ...

Quais os municípios que fazem divisa com Itamarandiba?

Município do Brasil

Municípios limítrofesAricanduva, Carbonita, Capelinha, Senador Modestino Gonçalves, Veredinha, Rio Vermelho, São Sebastião do Maranhão, Coluna, Frei Lagonegro e Felício dos Santos
Distância até a capital406 km

História


Quais são os municípios de Itamarandiba?

É composto de 5 distritos: Itamarandiba (sede), Aricanduva, Carbonita, Padre João Afonso.

Qual é o significado do nome Itamarandiba?

Localizada no Vale do Jequitinhonha, a cidade de Itamarandiba surgiu no séc XVIII, graças à exploração de ouro e de pedras preciosas. Seu nome, de origem indígena, significa “pedras pequenas que se movem juntamente com as outras” – em razão dos seixos que rolavam no leito do rio.
Rolar para cima