Tudo sobre Pirenópolis / GO

O QUE FAZER em PIRENÓPOLIS? Preços, restaurantes, tour ...

O que falar sobre Pirenópolis?

Pirenópolis é o destino perfeito para os viajantes que desejam dias de tranquilidade em meio à natureza, mas sem abrir mão de conforto e bom serviço. Localizada a apenas 150 km de Brasília e 130 km de Goiânia, Piri tem acesso rápido por estrada e pode ser visitada até mesmo em um bate e volta de um dia.

NOSSA EXPERIÊNCIA EM Pirenópolis Goiás - Brasil N513

Porque Pirenópolis é uma cidade histórica?

Entre 1830 e 1834, a cidade sediou o primeiro jornal do estado de Goiás, chamado Matutino Meia Pontense. Em 1890, seu nome oficial passou a ser Pirenópolis, uma homenagem à serra dos Pireneus, que cerca toda a cidade. A serra, por sua vez, teve seu nome tirado da cadeia de montanhas que separa a França da Espanha.

Quais são os patrimônios históricos de Pirenópolis?

Igreja do Carmo/Museu de Arte Sacra do Carmo, Museu das Artes do Divino, Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, Igreja de Nossa Senhora do Carmo, Teatro de Pirenópolis, Casa de Câmara e Cadeia, Cine Teatro Pireneus, Ponte Sobre o Rio das Almas e Fazenda da Babilônia.

Que famoso nasceu em Pirenópolis?

Zezé Di Camargo & Luciano

Nascimento17 de agosto de 1962 (62 anos) (Zezé di Camargo) 20 de janeiro de 1973 (51 anos) (Luciano)
Local de nascimentoPirenópolis, GO
OrigemPirenópolis, GO
PaísBrasil

Qual é a cultura de Pirenópolis?

Pirenópolis tem primazias: foi a primeira cidade a possuir obras sacras, a primeira biblioteca e o primeiro cinema do estado. Destacou-se na música goiana, graças ao surgimento de grandes maestros, e também da imprensa de Goiás – nela foi impresso o primeiro jornal do Centro Oeste, denominado Matutina Meiapontense.

Pirenópolis

Qual a origem de Pirenópolis?

Em 1890, seu nome oficial passou a ser Pirenópolis, uma homenagem à serra dos Pireneus, que cerca toda a cidade. A serra, por sua vez, teve seu nome tirado da cadeia de montanhas que separa a França da Espanha.

O que significa o boi de Pirenópolis?

A chegada do boi em Pirenópolis e a sua inserção na Festa do Divino, que acontece em Pentecostes, possibilitou que o mito do boi e as máscaras fossem constituídas como performance artística, por meio de uma forma expressiva de movimentos estético e simbólicos que podem ser lidos culturalmente, bem como a sua reinvenção …

Qual é a história de Pirenópolis?

Entre 1830 e 1834, a cidade sediou o primeiro jornal do estado de Goiás, chamado Matutino Meia Pontense. Em 1890, seu nome oficial passou a ser Pirenópolis, uma homenagem à serra dos Pireneus, que cerca toda a cidade. A serra, por sua vez, teve seu nome tirado da cadeia de montanhas que separa a França da Espanha.

História de Pirenópolis em Goiás com a guia Cerena Mesquita

Quantos anos tem Pirenópolis hoje?

Hoje é 7 de outubro, aniversário da cidade de Pirenópolis, fundada em 1727.

Quando Pirenópolis se tornou patrimônio histórico?

Mantendo conservada e intacta sua feição original e suas tradições, Pirenópolis foi tombada pelo (IPHAN) Instituto do Patrimônio Histórico Nacional em 1988.

O que não pode deixar de fazer em Pirenópolis?

  • Centro Histórico de Pirenópolis. 1.820. Áreas históricas para caminhadas. …
  • Rua do Lazer. 550. Trilhas panorâmicas. …
  • Parque Estadual da Serra dos Pireneus. 339. Parques nacionais. …
  • Igreja Matriz N S do Rosário. 821. …
  • Pico dos Pireneus. Montanhas. …
  • Cachoeira Sonrisal. Cachoeiras. …
  • Mirante do Ventilador. Mirantes. …
  • Cervejaria Santa Dica. 122.

ROTEIRO COMPLETO DE 3 DIAS EM PIRENÓPOLIS | Como ...

O que não deixar de fazer em Pirenópolis?

Não deixe de passar também por pontos como o Theatro de Pirenópolis, o Cinema Pireneu, a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim e a antiga Casa de Câmara e Cadeia. Aproveite para atravessar a ponte que cobre as águas límpidas do Rio das Almas.

O que fazer em Pirenópolis de manhã?

  • Igreja da Matriz de Nossa Senhora do Rosário. …
  • Cine Pireneus. …
  • Museu do Divino. …
  • Igreja de Nosso Senhor do Bonfim. …
  • Igreja Nossa Senhora do Carmo e Museu da Arte Sacra. …
  • Ponte do Rio das Almas. …
  • Museu das Cavalhadas.

Quantos dias são necessários para visitar Pirenópolis?

  • Quanto tempo ficar em Pirenópolis
  • Ótima pedida para uma viagem de última hora, Pirenópolis cabe em todo roteiro. Para quem pretende explorar as principais cachoeiras e atrações de Pirenópolis, uma viagem de cinco a sete dias é perfeita! Pirenópolis reserva aos viajantes um turismo fácil e delicioso.

Qual o melhor mês para visitar Pirenópolis?

Os meses de março, abril e maio são uma época excepcional para visitar Pirenópolis e desfrutar das maravilhas naturais das Cachoeiras dos Dragões. Durante esta temporada, o cerrado está exuberante e verde, e o clima seco proporciona as condições ideais para explorar as belezas naturais da região.

O que fazer em Pirenópolis 2024?

  • 2024. Cachoeira do Abade. 1.785. Cachoeiras.
  • Cachoeiras dos Dragões. 376. Cachoeiras.
  • Centro Histórico de Pirenópolis. 1.820. Áreas históricas para caminhadas, Bairros.
  • 2024. Cachoeira Paraíso. 305. Cachoeiras.
  • Santuário Vagafogo. 1.067. Natureza e vida selvagem.
  • Cachoeiras Bonsucesso. 957. Cachoeiras.

Qual é a principal fonte de renda de Pirenópolis?

A principal atividade econômica é a indústria do tipo extrativista-mineral (as “pedras de Pirenópolis”), seguida pela pecuária, criação de gado para corte, equino e suinocultura, a produção leiteira e o cultivo pela agricultura local.

PIRENÓPOLIS: CIDADE TEM OPÇÕES PARA TODOS OS ...

Quais são as principais fontes de renda da cidade de Pirenópolis?

Em 1890, seu nome oficial passou a ser Pirenópolis, uma homenagem à serra dos Pireneus, que cerca toda a cidade. Economia: A base econômica da região é a agricultura (principalmente algodão), pecuária e comércio.

Qual é a função urbana da cidade de Pirenópolis?

Fatos: Pirenópolis passa a fazer parte integrante do roteiro turístico de Goiás, atraindo milhares de visitantes. O turismo passa a ser uma das principais fontes de renda da população urbana. Nesta década surgiu praticamente toda a infraestrutura e os principais atrativos turísticos.

Quantos habitantes tem em Pirenópolis 2024?

População

População no último censo [2022]26.690 pessoas
População estimada [2024]27.757 pessoas
Densidade demográfica [2022]12,13 habitante por quilômetro quadrado

Trabalho e Rendimento


Qual a importância de Pirenópolis para a cultura do estado de Goiás?

Tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN), seus casarões, ruas e igrejas de arquitetura colonial. Seu povo alegre, devoto e festeiro promove as festas mais populares de Goiás, como a “Festa do Divino”, conhecida internacionalmente.

Quais as principais fontes de renda do município?

  • Impostos municipais: tributos aplicados sobre propriedades e atividades econômicas;
  • Transferências Constitucionais: repasse de recursos financeiros advindos do governo estadual ou federal, de acordo com o estabelecido na Constituição;

É bom morar em Pirenópolis?

Além de ter contato próximo a natureza, morar em uma cidade como Pirenópolis, é excelente para relaxar, além de ter mais qualidade de vida. Esses, são os principais motivos pelos quais, cada vez mais aposentados, deixam as grandes cidades vizinhas, para viver em Pirenópolis, por exemplo!

Qual a festa tradicional de Pirenópolis?

A festa do Divino é uma tradição em Pirenópolis e representa a união entre a religiosidade e a cultura popular. Durante as festividades, os fiéis celebram o Divino Espírito Santo, em um evento que envolve novenas, missas, procissões, folias, alvoradas, apresentações folclóricas e outros rituais, na zona rural e urbana.
Rolar para cima